terça-feira, 31 de maio de 2011

A comédia nacional no divã

Fiquei muito inclinada a escolher um filme como Cidade de Deus ou Central do Brasil para falar. Que são excelentes filmes, todo mundo sabe. Mas acredito que eles se encaixam num "gênero" que acaba norteando quase todos os grandes filmes brasileiros: a triste realidade do país. Por isso decidi falar de um filme mais leve, mais "mulherzinha" (palavras do meu irmão), essa mistura de comédia e drama que faz sucesso em filmes americanos e costumamos a não dar valor para as produções nacionais.

Divã, baseado no livro de mesmo nome escrito por Martha Medeiros, conta a história de Mercedes, mulher de meia-idade interpretada pela fantástica Lilia Cabral. Mostrando uma típica família de classe média, Mercedes é uma mulher que não tem do que reclamar: é bonita, bem vivida, casada, mãe de dois filhos, com uma melhor amiga para apoiá-la em tudo,.. enfim, aparentemente a vida dela é perfeita. Um dia ela decide, sem nem saber direito o porquê, procurar um psicanalista. E, assim, o que antes era apenas uma curiosidade, se transforma em uma experiência devastadora, que provoca uma série de mudanças em sua vida cotidiana. No divã, Mercedes questiona o seu casamento, a realização profissional e seu poder de sedução. A melhor amiga Mônica, a companheira de todos os momentos, vê de perto a transformação de Mercedes e participa de suas novas experiências e descobertas, apesar de nem sempre concordar com suas escolhas. As revelações de Mercedes para o analista, assim como as conversas com a melhor amiga, dão novo rumo à vida de Mercedes que a princípio parecia boa, estável, mas sem grandes emoções. É só o princípio de uma grande transformação.

É uma grande comédia brasileira, com um roteiro bem estruturado, comédia e drama na dose certa, ótimos atores e tecnicamente bem realizado. As piadas são rápidas e divertidas, quase que sutis em alguns momentos. Impossível não rir com a cena de Mercedes fumando maconha e sendo pega pelo policial. É simplesmente hilária.

José Alvarenga Jr. conseguiu realmente fazer um filme que merece ser visto por todos, especialmente jovens e adultos. Mostra as dúvidas e anseios de uma mulher na faixa dos 40 que acaba descobrindo um grande potencial nela mesma e que tem suas possibilidades ampliadas. Sem dúvida muitas mulheres vão se identificar com Mercedes. Um dos bons filmes brasileiros que surgiram nos últimos anos e que não deixa nada a desejar se comparado as produções internacionais.

Comente e dê sua opinião =)

4 comentários:

  1. Gostei do blog. Toda mulher tem uma pedaço Mercedes :)

    ResponderExcluir
  2. Pena que acabou a série na Globo. Não tinha visto no cinema :)

    ResponderExcluir
  3. Divã é muito divertido mesmo.
    Semana que vem estreia Qualquer Gato Vira-lata, com a Cleo Pires, que é bem nesse estilinho também. Pelo trailer parece ser divertido.

    ResponderExcluir