terça-feira, 28 de junho de 2011

10 filmes capazes de mudar a sua vida

10. Poder Além da Vida, 2006
Baseado no livro Way of the Peaceful Warrior de Dan Millman, Poder Além da Vida traz a história do próprio autor: um talentoso ginasta que se envolve em um acidente de moto e passa a questionar a razão da própria existência quando se vê privado de fazer aquilo que mais gosta.
O destaque do filme vai para Nick Nolte, o misterioso mestre de inclinações budistas que é apelidado pelo protagonista de Sócrates. Pequenas doses de sabedoria em uma história bem construída.

9. V de Vingança, 2006
Uma distopia do futuro em que um herói anárquico que nunca mostra o rosto consegue derrubar um regime totalitário. V de Vingança originalmente foi escrita como uma história em quadrinhos, que é até melhor do que o filme.
Não estranhe se, ao final da película, sentir vontade de vestir uma máscara de Guy Fawkes e sair subvertendo a ordem pelas ruas da cidade.

8. Matrix, 1999
Por trás de toda a parafernalha visual e de ficção científica, o primeiro filme da trilogia Matrix (que deveria ser o único) aborda questões profundas sobre a maneira como vemos o mundo. O impacto do filme nesse aspecto foi tão grande que até hoje usamos termos como “sair da Matrix” quando queremos dizer para alguém mudar de paradigma, alterar a própria percepção.

7. Terráqueos, 2005
Único documentário na nossa lista, Terráqueos mostra como funcionam as fazendas industriais de animais e relata a nossa dependência sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos.
O filme é chocante ao mostrar a crueldade com que os animais são criados e mortos para servir aos homens. A teoria do filme é que torturar e sacrificar animais dessa maneira é uma forma de discriminação semelhante ao nazismo, racismo ou sexismo.

6. Na Natureza Selvagem, 2007
Dirigido por Sean Penn, esse filme mostra a história verídica de Christopher McCandless, um jovem recém-formado que não vê sentido no american way of life e se aventura pelos Estados Unidos até chegar, de carona em carona, de amigos a amigos, até o Alasca.
O filme é baseado no livro de mesmo nome escrito pelo jornalista Jon Krakauer. O mérito do filme é mostrar que há muitas opções na vida além do tradicional esquema colégio, faculdade, emprego, casamento, filhos, aposentadoria, morte.

5. Gandhi, 1982
A cinebiografia de um homem que derrotou o Império Britânico e libertou a Índia sem um tiro, sem um soco. Gandhi, de Richard Attenborough, mostra como uma forte convicção é capaz de mudar o mundo mesmo quando todos dizem o contrário.
Ao terminar o filme, você entenderá perfeitamente o conselho de Mahatma Gandhi de “ser a mudança que você deseja ver no mundo”.

4. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, 2001
Uma garota que teve uma infância solitária por conta da super-proteção dos pais encontra no apartamento onde mora uma caixinha com brinquedos do antigo morador. Determinada, ela vai em busca do dono e anonimamente, devolve-lhe os brinquedos. Ao observar o rapaz chorando de alegria ao reaver seus brinquedos, Amélie Poulain remodela sua visão de mundo e decide ajudar os outros.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é uma obra doce, capaz de nos mostrar de maneira delicada o quanto é válida a regra de ouro dos relacionamentos: faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você mesmo.

3. Um Sonho de Liberdade, 1994
Um jovem e bem sucedido banqueiro é condenado à prisão perpétua por ter assassinado a esposa e o amante dela. Na prisão, Andy Dufresne (Tim Robbins) é obrigado a mudar todo a sua percepção do mundo para poder sobreviver.
O filme mostra o quanto um objetivo principal definido (nesse caso, a liberdade) é importante para mantermo-nos vivos e ativos, mesmo que para conquistá-lo seja preciso dar pequenos passos de tartaruga. O filme é baseado em um conto de Stephen King chamado Rita Hayworth and Shawshank Redemption.

2. Clube da Luta, 1999
Clube da Luta é um verdadeiro soco no estômago para quem está acomodado com a vida, passando os dias como um robôzinho em busca de conforto, bens materiais e outros valores supervalorizados pela publicidade. O filme traz um dos mais espetaculares personagens da história do cinema, Tyler Durden, que se mostra para muitos como o ideal de quem gostaríamos de ser.
Apesar de toda a violência, Clube da Luta é um filme que nos faz refletir sobre a maneira como levamos a vida. Quase todos terminam a película com um desconforto, uma vontade de tomar alguma ação. Esse é o grande mérito do filme.

1. A Felicidade não se Compra, 1946
Época de Natal. Um homem à beira do suicídio. Um anjo enviado para salvá-lo. Com esses três elementos, Frank Capra montou uma história inesquecível.
O anjo Clarence (Henry Travers), espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra, para tentar fazer George Bailey (James Stewart) desistir da ideia de se matar. A estratégia é mostrar a importância dele no mundo através de flashbacks. A cena final do filme é simplesmente emocionante.

Fonte: Mude

Nenhum comentário:

Postar um comentário