sexta-feira, 17 de junho de 2011

O diário de um futuro revolucionário


Muito comentado e indicado a vários prêmios, Diários de Motocicleta é um filme de aventura e drama biográfico, que conta a história de Ernesto Guevara de la Serna - o famoso Che Guevara. Entranto a trama não se preocupa em mostrar o homem que ajudou Fidel Castro a realizar a Revolução Cubana e, sim, em mostrar o lado do jovem argentino estudante de medicina.

Ernesto é um jovem de 23 anos que resolve fazer uma viagem com o amigo Alberto. A bordo de uma motocicleta, chamada “La Poderosa”, os dois saem de Buenos Aires, com o objetivo de cruzar boa parte da América Latina, até Caracas, na Venezuela. Durante o percurso Ernesto e Alberto se depararam com uma série de contrastes, na medida em que ao mesmo tempo em que relatavam uma série de belezas naturais, a cada cidade que passavam encontravam um cenário de pobreza e desigualdade. Quando chegam a Machu Pichu, os dois conhecem uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região.

O filme é perfeito, pois ele mostra como se formou a base que fez de Che Guevara o ícone da Revolução Cubana e de onde vieram os fundamentos que fizeram dele um defensor de uma América unida. Além disso, as paisagens mostradas são belíssimas e de encher os olhos. É um filme muito realista e é quase impossível não se emocionar com a colônia de leprosos e com o relato dos índios.

A atuação de Gael Garcia Bernal, como Ernesto, foi fundamental também para o sucesso. Você não pode deixar de ver esse filme magnífico de Walter Salles!



2 comentários: